sábado, 3 de junho de 2017

Observações realizadas aos alunos do 2° Ano

Alunos do 2° Ano
A aluna A. C. possui dificuldade na leitura, mas realiza todas as atividades no seu tempo. É participativa, conversa e atrapalha a colega que senta ao lado, tem uma ótima caligrafia, termina rápido suas atividades, muitas vezes sem cuidado com a letra. Apresenta um excelente comportamento em sala de aula, mas algumas vezes, perturba na fila de entrada.
A aluna A.J. possui dificuldade para se concentrar, pois quando não toma remédio se torna uma aluna agitada. Medicada fica mais tranquila e consegue executar as atividades, é dependente da professora, mas realiza as atividades apesar de apresentar bastante lentidão ao copiar algo do quadro.  É participativa, distraída, falante e, por isso, atrapalha os colegas. Sua atenção é chamada diversas vezes. Quando toma a medicação, essa aluna aumenta o desempenho, pois procura copiar tudo do quadro sem conversar com os colegas que bagunçam, consegue identificar e corrigir seus erros sem auxílio da professora. Essa aluna gosta de realizar trabalhos em grupo.
A aluna A1 possui dificuldade na leitura das palavras e textos. É participativa, independente e realiza todas as atividades, conversa demais, por algumas vezes, com os colegas. Lê com fluência, necessita de mais atenção ao copiar as ordens dos exercícios, por querer ser a primeira a terminar as atividade,falta esmero no traçado da letra ao copiar.
O aluno A4 possui dificuldade na leitura das palavras e textos. Muitas vezes não se preocupa com o traçado da letra ao copiar do quadro. É participativo e educado, porém conversa muito e acaba se atrapalhando e aos demais colegas. Realiza suas lições de casa com muita atenção e esmero.
O aluno E1 tem um comportamento excelente, independente, participativo e realiza todas as atividades. Conversa, se empolga, relaciona-se bem com os colegas, comportamento excelente em sala de aula, ajuda os colegas no término das atividades, sua leitura é perfeita. Às vezes, a conversa e o comportamento na fila é motivo de preocupação.
O aluno E2 toma mediação, muitas vezes necessita do auxílio da professora para realização de algumas atividades. Manifesta grande lentidão ao copiar as atividades do quadro. Na sala de aula é comportado, mas na fila está sempre incomodando os colegas e fazendo fofocas. Necessita de reforço na leitura, embora realize as lições de casa, não consegue se organizar, sua mãe acompanha as lições, pois é uma mãe presente.
O aluno G necessita de medicação, porém os pais não deram continuidade no encaminhamento. Ele possui dificuldade para realizar algumas atividades matemáticas e de língua portuguesa. Apesar de apresentar bastante lentidão, muitas vezes não copia os exercícios, fazendo isso somente no dia seguinte, se empolga demais nas conversas o que às vezes acaba atrapalhando os demais nas atividades. O aluno apresenta comportamento indisciplinado.
O aluno G2 tem comportamento excelente, participativo, independente e realiza todas as atividades. Necessita de auxílio na leitura, conversa moderadamente com os colegas e os ajuda nas atividades após ter terminado suas tarefas.Corrige seus erros e acertos do quadro, realiza suas lições de casa com muita atenção e primor.
A aluna L1 tem um comportamento excelente, é independente, realiza todas as atividades de forma participativa. Além de atenciosa, carinhosa, sempre que termina suas atividades pede para ajudar os colegas, tem uma ótima leitura, corrige corretamente seus erros e acertos do quadro, realiza suas lições de casa com capricho.
O aluno L2 possui dificuldade na leitura das palavras e textos. É participativo, apresenta comportamento excelente, tanto em sala de aula quanto na fila, educado, atencioso, sempre presente em aula, tem uma letra bonita, é caprichoso e não apresenta erros na escrita.
O aluno M1 toma medicação. É participativo, porém se empolga demais, isso o atrapalha e, também os colegas. Por esse motivo, é completamente distraído, conversa o tempo todo, muitas vezes deixa de copiar e vai para casa sem nenhum conteúdo no caderno. A professora se dispõe a copiar e deixa o aluno com “tema de casa” para corrigir na aula seguinte. Relaciona-se bem com os colegas e realiza alguns trabalhos em grupo, mas sempre com a professora ao lado para não dispersar os demais. O aluno tem uma boa caligrafia, mas por querer ser o primeiro da turma a terminar as atividades, deixa a desejar no capricho da letra.
O aluno M2 tem problema na visão, por isso a professora tem que solicitar constantemente que faça uso correto do óculos. Ele possui dificuldade ao  ler e escrever, é dependente da professora, mas realiza as atividades apesar de apresentar bastante lentidão ao copiar do quadro. Além de distraído, é conversador e isso o atrapalha e aos demais  durante as atividades. Não corrige as atividades de acordo com o que está no quadro, devido à falta de atenção, não consegue se organizar, por isso perde os materiais frequentemente.
O aluno M3 tem um comportamento excelente, participativo, independente e realiza todas as atividades, embora necessite de mais leitura. Conversa com os demais colegas quando é preciso, relacionar-se bem com os colegas, apresentando um comportamento excelente, tanto em sala de aula como na fila, ajuda os colegas no término das atividades e realiza suas lições de casa com capricho e atenção.
O aluno N possui dificuldade ao ler e escrever, por isso  toma medicação, é extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho, não demonstra vontade em aprender, é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais. A professora chama sempre sua atenção, não corrige certo do quadro, se distraí com facilidade, tem dificuldade na leitura de palavras, geralmente os pais não acompanham as lições e estudos deste aluno.
A aluna Y possui dificuldade na leitura das palavras e textos, copia rápido do quadro, por isso apresenta erros, mas realiza todas as atividades no seu tempo. Muitas vezes se distrai, conversa e atrapalha a colega que senta ao seu lado, possui dificuldade ao ler algumas palavras e textos, Como falta muito às aulas, isso prejudica no seu no aprendizado.



domingo, 2 de abril de 2017

Caracterização da Escola Tuiuti

A Escolas Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti, localizada na cidade de Osório com 85 anos de existência no bairro Arroio das Pedras na Br 101- Km 82, segundo dados do Censo/2015 possui etapas do ensino da Educação Infantil ( pré escola) ao Ensino Fundamental ( ano iniciais e anos finais).
O prédio possui de 6 a 8 salas de aula utilizadas, 33 funcionários, sala da diretora e dos professores, Laboratório de Informática com acesso a internet, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes descoberta, banheiros adequado à Ed. Infantil e adequados, refeitório, biblioteca, parque infantil, lavanderia, cozinha, sala de secretária e sala de equipamentos com TV, videocassete, DVD, retroprojetor e aparelho de som. Com mais os alunos, mais professores e maior espaço , a implantação de 5°,6°,7°  e da 8° série deu-se de forma gradual a partir de 1989, de acordo com a Lei n° 9.394/96  passaram a frequentar crianças de 4 anos na Ed.Infantil e de 6 anos no Ensino Fundamental de 9 anos, com isso a escola desde o ano que revigorou esta lei atende as crianças conforme da demanda.
A sala do 2° ano a tarde na qual estou atuando como Bolsista Pibid é compartilhada com o 8° ano no turno da manhã.
Os alunos são organizados pela professora de forma individual, duplas, trios ou em grupos, a sala é bem arejada ambiente agradável possuindo alfabeto, numerais, translineação e material concreto para a alfabetização dos alunos.
Na sala possui o canto da leitura com um tecido e vários bolsos no qual os livros ali estão,  os alunos assim que terminam as atividades encaminham- se ao canto para a leitura dos livros,  sendo assim,  não  há perturbação aos demais colegas que estão  concluindo a mesma.
Segundo  a autora Jolibert (2006,  p. 26) a utilização das paredes  é  necessário  utilizar os espaços  para as produções  dos alunos e conter apenas o que realmente será usufruído   o ano,  sendo assim,  a sala em qeue estou alojada contêm espaços  para a exposição das produções.
A Escola Tuiuti é a vencedora do 4° Prêmio RBS da Educação com o Projeto Ler, Pensar e Representar: o teatro na escola.



segunda-feira, 20 de março de 2017

Alfabetizar, Letrar e Cultura escrita

Alfabetizar é  propiciar condições para que a criança ou adulto tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não  só  de ler e escrever,  enquanto habilidade de decodificação  e codificação  do sistema de escrita mas sobretudo,  de fazer uso real e adequado da escrita em todas as funções em que ela tem em nossa sociedade,  também como instrumento de luta pela conquista da cidadania. (SOARES, 1990, p. 17).  Alfabetizado é  aquele indivíduo  que sabe ler e escrever já  o letrado é  aquele que lê  e escreve correspondendo adequadamente  às demandas sociais da leitura e da escrita sendo inserido numa cultura escrita.

Referências

Picolli,  Luciana;  Camini,  Patrícia.  Práticas  pedagógicas em alfabetização : espaço,  tempo e corporeidade.  Erechim: Edelbra,  2012