A Escolas Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti, localizada na cidade de Osório com 85 anos de existência no bairro Arroio das Pedras na Br 101- Km 82, segundo dados do Censo/2015 possui etapas do ensino da Educação Infantil ( pré escola) ao Ensino Fundamental ( ano iniciais e anos finais).
O prédio possui de 6 a 8 salas de aula utilizadas, 33 funcionários, sala da diretora e dos professores, Laboratório de Informática com acesso a internet, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes descoberta, banheiros adequado à Ed. Infantil e adequados, refeitório, biblioteca, parque infantil, lavanderia, cozinha, sala de secretária e sala de equipamentos com TV, videocassete, DVD, retroprojetor e aparelho de som. Com mais os alunos, mais professores e maior espaço , a implantação de 5°,6°,7° e da 8° série deu-se de forma gradual a partir de 1989, de acordo com a Lei n° 9.394/96 passaram a frequentar crianças de 4 anos na Ed.Infantil e de 6 anos no Ensino Fundamental de 9 anos, com isso a escola desde o ano que revigorou esta lei atende as crianças conforme da demanda.
A sala do 2° ano a tarde na qual estou atuando como Bolsista Pibid é compartilhada com o 8° ano no turno da manhã.
Os alunos são organizados pela professora de forma individual, duplas, trios ou em grupos, a sala é bem arejada ambiente agradável possuindo alfabeto, numerais, translineação e material concreto para a alfabetização dos alunos.
Na sala possui o canto da leitura com um tecido e vários bolsos no qual os livros ali estão, os alunos assim que terminam as atividades encaminham- se ao canto para a leitura dos livros, sendo assim, não há perturbação aos demais colegas que estão concluindo a mesma.
Segundo a autora Jolibert (2006, p. 26) a utilização das paredes é necessário utilizar os espaços para as produções dos alunos e conter apenas o que realmente será usufruído o ano, sendo assim, a sala em qeue estou alojada contêm espaços para a exposição das produções.
Na sala possui o canto da leitura com um tecido e vários bolsos no qual os livros ali estão, os alunos assim que terminam as atividades encaminham- se ao canto para a leitura dos livros, sendo assim, não há perturbação aos demais colegas que estão concluindo a mesma.
Segundo a autora Jolibert (2006, p. 26) a utilização das paredes é necessário utilizar os espaços para as produções dos alunos e conter apenas o que realmente será usufruído o ano, sendo assim, a sala em qeue estou alojada contêm espaços para a exposição das produções.
A Escola Tuiuti é a vencedora do 4° Prêmio RBS da Educação com o Projeto Ler, Pensar e Representar: o teatro na escola.
Quando os alunos circulam na sala de aula para explorar os materiais há evidências de um espaço alfabetizador, pois eles se apropriam dos recursos para construir conhecimentos.
ResponderExcluir